No dia 19 de março, os alunos de mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciências Militares (PPGCM) da Escola de Comando e Estado Maior do Exército (ECEME) realizaram uma visita ao Instituto Militar de Engenharia (IME) como parte de uma atividade acadêmica, com o objetivo de conhecer as instalações e a infraestrutura do instituto. A visita foi acompanhada pelo Tenente Coronel Loureiro e pela Professora Gabriela.
A ida teve como objetivo principal apresentar a história e as instalações do IME, além de proporcionar uma visão aprofundada dos projetos de pesquisa e desenvolvimento apoiados pela instituição em várias regiões do Brasil. A visita foi guiada pelo Coronel Pellanda, que também apresentou os principais projetos realizados pelo IME e seu impacto em diversas áreas de inovação tecnológica, segurança e defesa.
Durante a manhã, os discentes tiveram a oportunidade de conhecer diversos laboratórios de ponta da instituição. Foram realizadas visitas ao laboratório de Mecatrônica, conduzida pelo Comandante da Reserva, Carrilho; ao laboratório de Segurança Cibernética, com o Major Camargo; e ao laboratório de Microscopia Eletrônica, sob a orientação do Professor Marcelo Prado. Os estudantes participaram de simulações, incluindo um exercício de ataque cibernético, que enriqueceram o aprendizado prático e técnico.
A interação de conhecimentos entre as escolas irmãs ECEME e IME se mostra de extrema relevância não só para a troca de experiências e informações acadêmicas, mas também para proporcionar aos alunos e ao corpo docente da ECEME a oportunidade de interagir com diferentes áreas do corpo militar brasileiro, aprofundando o entendimento das diversas frentes de atuação do Exército e das Forças Armadas. Esse tipo de atividade contribui significativamente para o desenvolvimento de uma visão multidisciplinar e integrada, essencial para a formação de futuros líderes militares e civis comprometidos com a inovação e segurança nacional.
Além disso, a visita reforçou a importância do estreitamento das relações entre as duas instituições, ampliando as possibilidades de colaboração em futuros projetos conjuntos, e ampliando o horizonte de conhecimento tanto para os alunos quanto para os docentes, que puderam vivenciar na prática os avanços tecnológicos que impactam diretamente a segurança e a defesa do Brasil.