• O Programa
  • Linhas de Pesquisa
  • Mestrado
  • Doutorado
  • Pós-Doutorado

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Militares do Instituto Meira Mattos (PPGCM-IMM) é um curso de excelência em pesquisa científica na área de Defesa Nacional e situa-se no âmbito da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME). O PPGCM-IMM é o único em uma instituição militar que tem cursos Mestrado e de Doutorado, ambos acadêmicos, reconhecidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), bem como um programa de pós-doutorado. Seu programa de pós-graduação é especializado em duas linhas de pesquisa: Gestão da Defesa e Estudos da Paz e da Guerra. O Instituto conta com um corpo docente extremamente qualificado, capazes de pesquisar em diferentes áreas temáticas no campo da Defesa Nacional, Relações Internacionais, Economia da Defesa, Ciência Política, Geopolítica, entre outros.

O objetivo do Programa de Pós-Graduação em Ciências Militares é construir e disseminar conhecimento em ciências militares, fortalecendo a sinergia entre o segmento militar e a sociedade, formando profissionais, dotados de pensamento crítico, capazes de influenciar, com rigor conceitual e metodológico, o pensamento e as práticas relevantes para o desenvolvimento do Brasil, nas áreas afetas à Defesa Nacional.

O PPGCM possui Estágio de Pós-doutorado (PPGCM-PD), com regulamentação específica, e dois cursos stricto sensu:

- Curso de Doutorado Acadêmico (PPGCM-Dout); e

- Curso de Mestrado Acadêmico (PPGCM-MA).

Visão de futuro

A visão de futuro do PPGCM é continuar sendo um Centro de Excelência no meio acadêmico nacional e internacional, formando profissionais altamente qualificados na área de Defesa.

Princípios, crenças e valores

● Respeito à liberdade de aprender, ensinar e pesquisar

● Liberdade de pensamento

● Busca pelo pensamento crítico

● Dedicação à profissão

● Crença nos preceitos democráticos

● Pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas

● Autonomia didático-científica

● Disciplina

● Difusão das tradições castrenses

● Prática de virtudes éticas e dos preceitos morais

● Respeito à dignidade

● Respeito à moral

● Senso de justiça

● Respeito ao meio ambiente

● Hierarquia e disciplina

A coordenação do PPGCM divulga a diretriz geral. Clique aqui.

Os programas estão organizados em uma área de concentração e suas respectivas linhas de pesquisa, que compreendem os assuntos de interesse da ECEME/Exército Brasileiro, bem como temas de interesse da área de defesa nacional, conforme abaixo especificados:

Área de Concentração DEFESA NACIONAL

Conjunto de medidas e ações do Estado, de caráter multidisciplinar, com ênfase na expressão militar, para a defesa do território, da soberania e dos interesses nacionais contra ameaças preponderantemente externas, potenciais ou manifestas.

1) Linha de Pesquisa Gestão da Defesa: Políticas Públicas, Economia e Indústria

Investiga o conjunto de atividades administrativas relacionadas com o poder militar visando ao planejamento, à organização, à coordenação e ao controle de pessoal, recursos e instalações, tudo com a finalidade de proporcionar condições para a aplicação da força militar. Para isso, também estuda a dinâmica das relações organizacionais, interorganizacionais e interinstitucionais, nas suas dimensões formal, simbólica e comportamental, e suas expressões gerenciais.

2) Linha de Pesquisa Estudos da Paz e da Guerra

Investiga aspectos relativos à geopolítica, às relações internacionais e à estratégia, esta última entendida como a preparação e aplicação do poder nacional para conquistar e preservar objetivos, superando óbices de toda ordem. Nesse sentido, o estudo destes aspectos e a sua interface com o poder militar, com base em sua história, sua organização, no preparo em todas suas dimensões e no seu emprego, possibilitará a desejada interdisciplinaridade necessária para a contextualização do estudo entre os poderes político e militar.

A área de concentração do programa é Defesa Nacional, a qual é desenvolvida a partir de 02 (duas) linhas de pesquisa: Estudos da Paz e da Guerra e Gestão de Defesa: Políticas Públicas, Economia e Indústria.

Para a conclusão do curso Mestrado, há necessidade de obter 39 (trinta) e nove créditos, sendo 27 (vinte e sete) créditos em disciplinas curriculares, 06 (seis) créditos associados a exigências regulamentares e 06 (seis) créditos associados à aprovação do trabalho de conclusão do curso.

O ano letivo está estruturado em trimestres, enquanto as disciplinas estão dimensionadas para 45h/aula (3 créditos).

O curso de mestrado está concebido com 06 (seis) disciplinas obrigatórias e 03 (três) disciplinas eletivas, de forma a oferecer adequada flexibilidade curricular, favorecendo a seleção de conteúdos pelo próprio discente. As disciplinas obrigatórias visam fornecer sólida e consistente formação intelectual na área de concentração do programa. Para isso, cada uma das linhas de pesquisa são ofertadas 02 (duas) disciplinas. Além disso, visando fornecer capacitação teórica e empírica em metodologia são ofertadas 02 disciplinas. Adicionalmente, com autorização da coordenação da área, em caráter experimental, foi ofertada, em 2017 e 2018, a disciplina Tópicos Introdutórios em Ciências Militares. Trata-se de uma disciplina de apoio a cada uma das linhas, que busca formar os pesquisadores em Ciências Militares com a percepção mais aprofundada a respeito do Exército Brasileiro e dos assuntos atinentes à Defesa Nacional, alargando os horizontes dos discentes e proporcionando um adequado nível de conhecimento institucional sobre a Força Terrestre, seus valores, crenças e tradições e capacidades. Por sua vez, são ofertadas algumas disciplinas eletivas, que contribuem com o aprofundamento de estudos no âmbito das linhas de pesquisa, razão pela qual o discente deve cursar um número maior de créditos na linha do seu interesse prioritário e vinculação.

A formação disciplinar é conduzida prioritariamente no 1º ano letivo. Assim, com dentro de doze meses o aluno já tem condições de ter obtido os créditos necessários em disciplinas curriculares. A progressão de estudos sugerida é a que segue:

- 1º trimestre: disciplina obrigatória da área de concentração e disciplina de metodologia.

- 2º trimestre: disciplina obrigatória de cada linha de pesquisa

- 3º trimestre: disciplinas eletivas

- 4º trimestre: disciplinas eletivas e disciplina de metodologia

- 5º trimestre: disciplina obrigatória da área de concentração e disciplinas eletivas.

A pesquisa científica ocorre ao longo do curso como um todo, com maior ênfase nos 6º e 7º trimestres letivos. O programa assegura aos discentes de mestrado a realização de (ao menos) uma missão de pesquisa, no país, ao longo do curso, com a finalidade de apoiar as respectivas pesquisas de campo (entrevistas, coleta de dados primários, acesso a arquivos documentais, etc.). De modo similar, assegura aos discentes a participação, no país, em (ao menos) um congresso científico. A realização destas mesmas atividades no exterior é incentivada, sendo sujeita, todavia, a fontes extraordinárias de financiamento, obtidas caso-a-caso.

No ano letivo de 2018, foram oferecidas as seguintes disciplinas para o curso de mestrado:

  • Obrigatórias: Estratégia e Doutrina Militar Contemporânea; Estudos de Segurança e Defesa; Logística de Defesa, Economia de Defesa, Métodos Qualitativos em Ciências Militares, Introdução à Pesquisa Quantitativa em Ciências Militares e Tópicos Introdutórios às Ciências Militares.
  • Eletivas da Linha de Gestão da Defesa: Políticas Públicas e gestão da Tecnologia e Inovação em Defesa; Gestão das Organizações em Defesa; Tópicos Especiais: Indústria e Inovação no Setor de Defesa.
  • Eletivas da Linha de Estudos da Paz e da Guerra: Teoria das Relações Internacionais; Direito: Relações Internacionais e Conflitos Armados; Tópicos Especiais em Defesa: Política e Conflitos Internacionais; Geopolítica dos Conflitos Internacionais e Sociologia Militar.

A área de concentração do programa é Defesa Nacional, a qual é desenvolvida a partir de 02 (duas) linhas de pesquisa: Estudos da Paz e da Guerra e Gestão de Defesa: Políticas Públicas, Economia e Indústria.

O curso de doutorado é estruturado em 60 (sessenta) créditos, correspondentes às 900 (novecentas) horas de atividades acadêmicas, sendo 38 (trinta e oito) desses créditos associados a disciplinas, 12 (doze) relativos aos Seminários de Pesquisa e dez atribuídos à elaboração da tese de doutorado. Em relação ao mestrado do PPGCM, são ofertadas mais 2 (duas) disciplinas obrigatórias e 1 (uma) disciplina eletiva. Já para mestrandos oriundos de outros programas distintos do PPGCM, além destas 3 (três) disciplinas, são ofertadas, ainda, as disciplinas do mestrado do PPGCM, havendo possibilidade de reconhecimento de créditos de acordo com critérios estabelecidos em regimento.

No ano letivo de 2018, foram oferecidas as seguintes disciplinas para o curso de doutorado:

  • Obrigatórias: Teoria da Paz e da Guerra, Pesquisa em Ciências Militares e mais as disciplinas ofertadas para o mestrado.
  • Eletivas da Linha de Gestão da Defesa: Políticas Públicas e gestão da Tecnologia e Inovação em Defesa; Gestão das Organizações em Defesa; Tópicos Especiais: Indústria e Inovação no Setor de Defesa.
  • Eletivas da Linha de Estudos da Paz e da Guerra: Teoria das Relações Internacionais; Direito: Relações Internacionais e Conflitos Armados; Tópicos Especiais em Defesa: Política e Conflitos Internacionais; Geopolítica dos Conflitos Internacionais e Sociologia Militar.

O Programa de Pós-graduação em Ciências Militares oferece a possibilidade de estágio pós-doutoral para doutores que desejem se especializar e aprofundar pesquisas em temas relacionados às pesquisas desenvolvidas no Instituto Meira Mattos. A pesquisa pós-doutoral deve ser acompanhada por um docente vinculado ao PPGCM-IMM. Desse modo, o programa busca contribuir para o desenvolvimento de pesquisa científica no Brasil nas áreas de Ciências Militares e de Defesa Nacional.