



















Ana Luiza Bravo e Paiva
Ana Luiza Bravo e Paiva é Doutora em História Comparada - UFRJ, Mestre em História Comparada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011) e Graduada em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008). Foi Professora substituta no curso de Defesa e Gestão Estratégica Internacional (UFRJ) entre 2013 e 2014. No ano de 2014, realizou estágio doutoral no Colégio Interamericano de Defesa da OEA, com ênfase nos estudos sobre segurança hemisférica e modelos organizacionais de defesa. Atualmente, é pesquisadora no Programa de Pós-graduação em Estudos Militares (PPGCM/ECEME), onde realiza o estágio pós-doutoral. É ainda pesquisadora vinculada ao Laboratório de Simulações e Cenários da Escola de Guerra Naval e no Laboratório de Estudos Estratégicos e Institucionais (LEEI), coordenando a linha de pesquisa A instituição do controle civil e os modelos organizacionais de defesa em perspectiva comparada. Tem experiência na área de Teoria da História, História Contemporânea, Ciência Política e Relações Internacionais; Migrações Internacionais e Refúgio, Securitização das Migrações; Política Externa Brasileira, Cooperação e Reputação; Segurança e Defesa; Sistema Político Norte-americano; Análise de Políticas Públicas; Processo Decisório e Gestão de Crises; Simulações e Cenários.
Áreas de interesse:
- Cooperação entre agências
- Processo decisório em defesa
- Simulações
- Migração internacional
- Metodologia
Carlos Eduardo Franco Azevedo
Doutor em Administração pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getulio Vargas, FGV/EBAPE. Mestre em Ciências Militares, Instituto Meira Mattos (IMM/ECEME). Mestre em Operações Militares, Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (ESAO). Formado em Ciências Militares (Engenharia) na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN). Professor extra-carreira da FGV/EBAPE, atuando na Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME) onde é o coordenador acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Ciências Militares. Experiência em operações militares no Brasil e no Exterior. Experiência nos diversos níveis de ensino nas Escolas Militares e na graduação e pós-graduação em estabelecimentos de ensinos civis. No âmbito profissional, tem atuado como assessor especializado em transformação de Defesa, Planejamento Estratégico, Sistemas Operacionais (Engenharia), Inteligência de Defesa e Doutrina Militar.
Áreas de interesse:
- Políticas Públicas de Defesa, com foco em inovação e aquisições de produtos de Defesa
- Indústria e Inovação de Defesa
- Cultura de Inovação na Defesa
- Gestão do ciclo de vida de Produtos de Defesa
- Cultura Organizacional e Doutrina Militar
- Inovação e gestão de mudança organizacional
- Planejamento Estratégico
- Inteligência de Defesa
Carlos Frederico de Souza Coelho
O Professor Carlos Frederico de Souza Coelho possui graduação em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002); Mestrado em Relações Internacionais e Européias - LinkopingUniversitet (2006); Doutorado em Ciência Política pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos - IESP/UERJ (2014). Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Militares do Instituto Meira Mattos/ECEME e da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, é também pesquisador do Observatório Militar da Praia Vermelha, onde estuda a temática da segurança pública, em especial no tocante ao emprego das Forças Armadas em Operações de Garantia da Lei e da Ordem e em ações subsidiárias. Leciona a disciplina de Direito, Relações Internacionais e Conflitos Armados.
Áreas de interesse:
- Segurança pública
- Operações de Garantia de Lei e Ordem (GLO)
- Política comparada
- Direito Internacional
Guilherme Moreira Dias
Graduado em Relações Internacionais pela Universidade Estácio de Sá (2004), Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal Fluminense (2007) e Doutor em Estudos Estratégicos Internacionais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2018). Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Militares da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME) e Pesquisador do Observatório Militar da Praia Vermelha nas áreas de Segurança Pública e Operações de Paz.
Áreas de interesse:
- Operações de paz
- Intervenção humanitária
- Organizações internacionais
- Política africanista
Hélio Caetano Farias
Hélio Caetano Farias é professor adjunto do Programa de Pós-Graduação em Ciências Militares (PPGCM) do Instituto Meira Mattos (IMM), no âmbito da Escola de Alto Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME). Possui doutorado em Economia Política Internacional pela UFRJ, mestrado e graduação em Geografia pela UNICAMP. Realiza pesquisas nas áreas de geopolítica, defesa e economia política internacional, com destaque para a interface entre a geopolítica e as estratégias nacionais de defesa e desenvolvimento; o sistema interestatal capitalista; e a economia política da defesa.
Áreas de interesse:
- Geopolítica, defesa e desenvolvimento
- Estratégias e experiências nacionais de desenvolvimento
- Sistema interestatal capitalista e cooperação sul-sul
- Economia de Defesa
Karina Furtado Rodrigues
Karina Furtado Rodrigues é professora do Instituto Meira Mattos, da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, cedida pela Fundação Getúlio Vargas. Doutora e Mestre pela EBAPE/FGV, também é pesquisadora do Observatório Militar da Praia Vermelha na área de Segurança Pública e no grupo SOCIUS da FACC/UFJF. Já atuou como pesquisadora no Programa de Transparência Pública da FGV Rio e no Centro de Tecnologia e Sociedade (CTS) da Escola de Direito da FGV Rio. Entre 2015 e 2016 foi pesquisadora visitante na Universidade da Califórnia—San Diego pelo Programa Sanduíche no Exterior (PDSE/CAPES) e também no Centro de Investigación y Docencia Económicas, na Cidade do México. Anteriormente foi consultora em projeto conjunto da National Security Archive (George Washington University) e da Open Society Justice Initiative.
Áreas de interesse:
- políticas públicas
- gestão pública
- transparência governamental
- relações civis-militares
- metodologia histórico-comparativa
Luiz Rogério Franco Goldoni
Luiz Rogério Franco Goldoni é Doutor em Ciência Política com ênfase em Estudos Estratégicos pela Universidade Federal Fluminense, professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Militares (PPGCM) do Instituto Meira Mattos, da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (IMM/ECEME) e um dos editores da Coleção Meira Mattos. Leciona e pesquisa nas áreas de Estudos de Defesa, Ciência Política e Relações Internacionais.
Áreas de interesse:
- Logística de defesa
- Gestão de defesa
- Novas ameaças
Mariana Montez Carpes
Mariana Montez Carpes é professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Militares (PPGCM) do Instituto Meira Mattos (IMM) da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME). Bacharel em História pela Universidade Federal Fluminense (2003), Mestre em Relações Internacionais pela PUC-RJ (2006), Doutora em Relações Internacionais pela Universidade de Hamburgo (2015). Foi bolsista PROMOB/PNPD do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) no projeto;O papel das questões de defesa, paz e segurança na inserção internacional brasileira; (2016). Foi pesquisadora associada ao Instituto de Relações Internacionais (IREL) da Universidade de Brasília (UnB), onde realizou estágio pós-doutoral em 2015 sobre processo decisório em Defesa no Brasil. Foi assistente de pesquisa no Observatório Político Sul-Americano do Instituto de Estudos Sociais e Políticos (OPSA/IESP), onde desenvolveu estudos sobre processo de paz e conflito armado na Colômbia (2005-2007). Foi coordenadora adjunta do curso de Relações Internacionais do La Salle - Institutos Superiores (2008-2010). Áreas de interesse: Defesa nacional como política pública, processo decisório em defesa, ciência e tecnologia, política externa brasileira, processo de paz e pós-conflito na Colômbia, metodologia qualitativa em ciências sociais, teorias das relações internacionais com ênfase em realismo político. Projeto de Pesquisa em andamento: A arquitetura de defesa química, biológica, radiológica e nuclear do Brasil: uma análise dos riscos, das ameaças e das vulnerabilidades.
Áreas de interesse:
- Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear (DQBRN)
- Não-proliferação e desarmamento de armas de destruição em massa
- Armas de destruição em massa e agentes precursores
- Análise do processo decisório
- Método qualitativo
- Realismo político nas Relações Internacionais
Rubens de Siqueira Duarte
Rubens de Siqueira Duarte é professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Militares (PPGCM) do Instituto Meira Mattos (IMM), no âmbito da Escola de Alto Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME). É coordenador-executivo do Laboratório de Análise de Política Mundial (LABMUNDO) e diretor do Ateliê de Cartografia do LABMUNDO. Entre suas publicações estão diversos artigos científicos, além do Atlas da Política Externa Brasileira e o Atlas da Política Brasileira de Defesa. Ele é doutor em Ciência Política e Estudos Internacionais pela Universityof Birmingham (Reino Unido), mestre em Ciência Política pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP-UERJ), bacharel em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e bacharel em Direito pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), além de ter feito pós-doutorado no Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP-UERJ). Tem experiência nas áreas de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento, Cooperação Sul-Sul, Análise de Política Externa, assim como Defesa e Segurança internacional.
Áreas de interesse:
- Grande estratégia em perspectiva comparada
- Articulação entre política externa e política de defesa
- Cooperação internacional em defesa e segurança
- Securitização da cooperação internacional para o desenvolvimento
Tássio Franchi
Possui graduação em História pela Universidade Estadual de Londrina (UEL, 2001), mestrado em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP, 2004) e doutorado em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília (UnB, 2013). Coordena o projeto de pesquisa Faixa de Fronteiras e Ameaças Emergentes. Tem como áreas de interesse prioritárias: Teoria da Guerra, Eficiência Militar; Estratégias Militares Contemporâneas; Geopolítica da Amazônia; Força Armadas e Fronteiras; Forças Armadas naPan-Amazônia; Meio Ambiente e Defesa; Desenvolvimento Sustentável; História Militar. Com relação a região amazônica, tem especial interesse nas dinâmicas sócio-históricas; estratégias político-militares; ameaças e operações na faixa de fronteira; história e características das unidades especializadas em atuação no ambiente de selva; papel estratégico e operacional dos Pelotões Especiais de Fronteira; Soldados indígenas e relações interculturais; securitização da agenda ambiental nos países amazônicos; dentre outros temas atinentes à defesa que se apliquem a Amazônia. Com relação a teoria da guerra e estratégias militares contemporâneas o foco do interesse recai sobre métodos de avaliação da eficiência militar (W. Murray); operações em ambientes complexos; investigações sobre conceitos oriundos das teorias de Carl von Clausewtiz e sua aplicabilidade; Fricção x Tecnologia; dentre outros
Áreas de interesse:
- Teoria da Guerra
- Amazônia
- Geopolítica
- Faixa de fronteira
- Projetos estratégicos
Analucia Danilevicz Pereira
Professora de Relações Internacionais, do Programa de Pós-Graduação em Estudos Estratégicos Internacionais e do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS. Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Militares da Escola de Comando e Estado Maior do Exército/ECEME. É Doutora em História pela UFRGS com Especialização em Processos de Integração na Ásia, Europa e América Latina pela Universiteit Leiden - Holanda. Coordenadora do Centro Brasileiro de Estudos Africanos - CEBRAFRICA/UFRGS e Pesquisadora do Núcleo Brasileiro de Estratégia e Relações Internacionais - NERINT/UFRGS. Editora da Revista Brasileira de Estudos Africanos (RBEA). Realiza atividades de ensino e pesquisa na área de História e de Relações Internacionais, especialmente em História Mundial Contemporânea, Relações Internacionais Contemporâneas (ênfase em África e Ásia) e Política Externa Brasileira.
Áreas de interesse:
- História e de Relações Internacionais, especialmente em História Mundial Contemporânea
- Relações Internacionais Contemporâneas (ênfase em África e Ásia)
- Política Externa Brasileira
Carlos Eduardo De Franciscis Ramos
Bacharel em Ciências Militares pela Academia Militar das Agulhas Negras (1990), Bacharel em Direito pela Universidade Estácio de Sá (2005), mestre em Operações Militares pela Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (1998), doutorado em Ciências Militares pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (2008), Pós-Doutorado em Administração Pública pela EBAPE/FGV (2012) e Pos-graduado em Altos Estudos de Política e Estratégia pela Escola Superior de Guerra (2016) . Do ano 2009 a 2012 Coordenou o Programa de Pós-Graduação na ECEME (2009 a 2012), tendo desenvolvido pesquisas na área das Ciências Militares em especial em Logística e Mobilização Nacional, participando de grupos de trabalho para elaboração de documentos e legislação referente à área junto aos órgãos do Poder Executivo, em especial o Ministério da Defesa. Participou como docente convidado no Curso de Gestão e Defesa Internacional da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UFRJ (2012) e do Curso de Logística e Mobilização da Escola Superior de Guerra (2013). Foi comandante do 2º Batalhão de Infantaria Motorizado - Regimento Avaí; o Dois De Ouro, mais antiga e uma das mais tradicionais Unidades Militares do Exército Brasileiro (2013/2014), oportunidade em que participou do planejamento e execução das atividades de segurança dos grandes eventos ocorridos na cidade do Rio de Janeiro, tais como a Copa das Confederações (2013), Jornada Mundial da Juventude(2013), Operação Leilão de Libra (2013), Copa do Mundo (2014) bem como da Operação São Francisco II, como Força de Pacificação no Complexos da Maré (2014). Na área de gestão planejou e implantou o Plano de Gestão Operacional naquela unidade, adotando modernas e boas práticas de gestão, consoantes com os princípios da administração pública federal. Atualmente chefia o Instituto Meira Mattos(IMM) da Escola de Comando e Estado-maior do Exército (ECEME), e o Coordenador Geral do Observatório Militar da Praia Vermelha (OMPV).
Áreas de interesse:
- Mobilização Nacional
- Segurança Pública
- Planejamento Estratégico
Eduardo Xavier Ferreira Glaser Migon
Doutor em Administração (EBAPE/FGV). Doutor em Ciências Militares (ECEME). Mestre em Operações Militares (ESAO). Especialista em Assuntos da Guerra e da Paz (IESM/Portugal) e em Bases geohistóricas para o Planejamento Estratégico (ECEME). Graduado em Ciências Militares (1992) e Direito (2005). Possui Curso de Altos Estudos Militares realizado no Brasil (2008/2009) e Portugal (2010/2011). Experiência em Educação e Treinamento, com ênfase no Ensino Superior Militar. Experiência em Ciências Militares, com ênfase em Política & Estratégia de Defesa, Estratégia & Planejamento Estratégico, Planejamento & Desenho Operacional, Operações Conjuntas e Combinadas, e Operações Terrestres. Tem interesse acadêmico nas seguintes áreas: Segurança & Defesa, Ciência & Tecnologia de Defesa, Política & Estratégia de Defesa Brasileira e Comparada, Planejamento estratégico e operacional, Políticas Públicas e Forças Armadas, Gestão de Defesa, Operações Militares Complexas (Teatro/Área de Operações, Forças Humanitárias, Forças de Paz, Operações de Garantia da Lei e da Ordem, Operações de Cooperação e Coordenação Interagências, etc.), Operações Terrestres (Operações Ofensivas e Defensivas, Guerra da Informação, Guerra Cibernética, Guerra BENQR, etc.), e em Pesquisa Científica (Desenhos de Pesquisa, Metodologia, Métodos e Técnicas, com ênfase em aplicações de interesse das Ciências Militares). Membro da Associação Brasileira de Estudos de Defesa (ABED). Docente e Pesquisador do Programa de Pós-graduação em Ciências Militares (PPGCM), Departamento de Pesquisa e Pós-graduação do Instituto Meira Mattos (Escola de Comando e Estado-Maior do Exército). Coordenador do Programa de Pós-graduação em Ciências Militares (2013-2015). Pesquisador integrado do Centro de Investigação e Desenvolvimento do Instituto Universitário Militar (CIDIUM/Lisboa/Portugal). Coordenador do Núcleo de Estudos de Política e Estratégia de Defesa (NEPED). Pesquisador do Laboratório de Estudos de Defesa (LED) e do Laboratório de Ciências Militares (LCM). Pesquisador associado do Núcleo Brasileiro de Estratégia e Relações Internacionais (NERINT/UFRGS) e do grupo de pesquisa O Brasil e as Américas (UFPE). Colaborador do Núcleo de Estudos Estratégicos do Comando Militar do Sudeste (São Paulo/SP) e do Núcleo de Estudos Estratégicos de Defesa & Segurança (UFSCAR). Serve atualmente no Comando da 2ª Divisão de Exército (São Paulo, SP), onde exerce funções no Centro de Operações, com maior atenção para Operações, Planejamento, Comando e Controle e Operações de Informação.
Marcos Aurelio Guedes de Oliveira
Professor Titular de Ciência Política da UFPE, possui título de PhD em Government (Ciencia Politica) pela UniversityofEssex (1992) e fez posdoutoramento em Relações Internacionais no InstitutdesHautesÉtudes de l'Amerique Latine, Sorbonne, Paris III onde recebeu a Chair Simon Bolivar 2000. Foi ainda Diretor do Centro de Estudos Brasileiros da MiddlesexUniversity (2000-2003). Atualmente é pesquisador do CNPq e CAPES e Coordena o grupo de pesquisa O Brasil e as Américas do CNPq e o Núcleo de Estudos Americano da UFPE. Possui Mestrado em Sociologia (1985) e bacharelado em Ciências Sociais (1981) pela UFPE. É membro da InternationalStudiesAssociation, da InternationalPolitical Science Association, da Associação Brasileira de Ciência Política, da Associação Brasileira de Estudos de Defesa e da Associação Brasileira de Relações Internacionais. Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Relações Internacionais, Bilaterais e Multilaterais, atuando principalmente nos seguintes temas: Segurança Internacional, Política Externa do Brasil, Teorias de Integração, Mercosul, Política Externa dos EUA e temas correlatos de Segurança e Política Internacional.
Áreas de interesse:
- Segurança Internacional
- Política Externa do Brasil
- Teorias de Integração, Mercosul
- Política Externa dos EUA
- temas correlatos de Segurança e Política Internacional
Octavio Amorim Neto
Octavio Amorim Neto é professor titular e pesquisador da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getulio Vargas (EBAPE/FGV-RJ) e professor da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME). Cientista político de formação, tem doutorado pela Universidade da Califórnia em San Diego (UCSD, EUA) e mestrado pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ).
Integrou os quadros da Escola de Pós-Graduação de Economia, da Fundação Getulio Vargas (EPGE/FGV-RJ) em 2002-2011 e do IUPERJ, em 1998-2001. Lecionou cursos de média ou curta duração no Institut d' Études Politiques de Lille (França) em 2001, no Instituto de Ciência Política, em Montevidéu, Uruguai, em 2010, e no Instituto de Ciências Sociais (ICS), da Universidade de Lisboa, em 2016. Foi também pesquisador-visitante da Universidade de Salamanca (Espanha) em 2013, do ICS em 2006 e 2017-2018 e do Instituto de Estudios Superiores de Administración (IESA), em Caracas, em 1995-1996.
Com quatro livros publicados e artigos nas principais revistas de ciências políticas nacionais e internacionais (ex: Revista Dados, Opinião Pública, American Journal of Political Science, World Politics, Comparative Political Studies, British Journal of Political Science, European Journal of Political Research, Latin American Politics and Society, Party Politics).
Áreas de interesse:
- Instituições políticas comparadas
- Política brasileira, latino-Americana e portuguesa
- Processo decisório de política externa
- Relações civis-militares e política de defesa
- Métodos histórico-comparativos
Paulo Cesar Pellanda
Paulo César Pellanda received the B.Sc. degree from the Federal University of Technology-Paraná (UTFPR), Curitiba, Brazil, in 1985, the M.Sc. degree from the Military Institute of Engineering (IME), Rio de Janeiro, Brazil, in 1993, both in Electrical Engineering, and the Ph.D. degree in automatic control from École Nationale Supérieure de l'Aéronautique et de l'Espace (ENSAE), Toulouse France, in 2001. He received the 2003 CNRS/EEA Best Thesis Prize in Automatic Control (France). Prof. Pellanda joined the Electrical Engineering Department of IME in 1994, where he was the Head of the Department from 2005 to 2006 and the Head of the Defense Engineering Graduate Program from 2006 to 2007. He is currently an Associate Professor. He has been teaching in the areas of circuit analysis, power systems control and control systems, and his research interests include robust optimal control, parameter robust control, linear parameter varying control and control applications in aerospace, flexible structures and power system fields. He has also worked in the field of innovation management not only through studies and research and by advising theses and dissertations, but also by coordinating the implementation of the Technological-Based Business Incubator in the Area of Security and Defense and the Graduation Program in Defense Engineering at IME, which seek to bring an environment of innovation to academy and to scientific research.
Paulo Gilberto Fagundes Visentini
Professor Titular de Relações Internacionais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), atua nos Programas de C. Política e de Estudos Estratégicos Internacionais da UFRGS e do Doutorado em C. Militares da ECEME. Pós-doutorado em Relações Internacionais pela London SchoolofEconomics (1997), Doutor em História Econômica pela Universidade de São Paulo (1993), Mestre em C. Política pela UFRGS (1983), Bacharel em História pela UFRGS (1980). Ocupou a Cátedra Rui Barbosa de Estudos Brasileiros na Universidade de Leiden (1999 e 2009) e a Cátedra Rio Branco de Relações Internacionais na Universidade de Oxford (2014). Foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Estudos Estratégicos Internacionais FCE/UFRGS (2010-2014), Diretor do Instituto Latino-Americano de Estudos Avançados da UFRGS (1998-2002) e Secretário de Relações Internacionais da Reitoria da UFRGS (2004-2008). Professor Visitante no NUPRI/USP, da Univ. de Leiden/Holanda, Univ. de Cabo Verde, Instituto Superior de Relações Internacionais/Moçambique, Universidade de Oxford e Universidade de Veneza Ca'Foscari. Pesquisador no InternationalInstitute for AsianStudies e no Centro de Estudos Africanos (Leiden Univ, Holanda). Coordenador do Núcleo Brasileiro de Estratégia e Relações Internacionais/NERINT e Fundador do Centro Brasileiro de Estudos Africanos/CEBRAFRICA. Editor de AUSTRAL: Brazilian Journal of Strategy and International Relations. Pesquisador 1B do CNPq. Especialidade: História Mundial , Relações Internacionais Contemporâneas e Política Externa Brasileira.
Áreas de interesse:
- História Mundial
- Relações Internacionais Contemporâneas
- Política Externa Brasileira
Ricardo Borges Gama Neto
Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pernambuco (1990), mestrado em Ciência Política pela Universidade Federal de Pernambuco (1995) e doutorado em Ciência Política pela Universidade Federal de Pernambuco (2007). Atualmente é professor Adjunto IV da Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Política Comparada.
Áreas de interesse:
- Ciência Política, com ênfase em Política Comparada
Sandro Teixeira Moita
Sandro Teixeira Moita é professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Militares (PPGCM) do Instituto Meira Mattos (IMM), no âmbito da Escola de Alto Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME). É Professor no Programa de Pós-graduação em Ciências Militares do Instituto Meira Mattos na Escola de Comando e Estado-Maior do Exército. Doutor em Ciências Militares pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (2020). Possui Graduação e Licenciatura em História pela Universidade Federal Fluminense (2007), o Curso de Especialização em História Militar Brasileira (2011) e o Mestrado em História (2013), ambos pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Foi Professor na Divisão de Preparação e Seleção da ECEME, onde atuou na Tutoria de História. Orienta alunos nas disciplinas de História, História Militar e Estratégia. Ministra regularmente aulas no Curso de Comando e Estado-Maior sobre Pensamento Militar, Cultura e História Estratégica, prestando consultoria a diversas operações do Exército Brasileiro e do Ministério da Defesa. É Sócio Honorário do Instituto de Geografia e História Militar do Brasil (IGHMB). Tem experiência na área de História Militar, Teoria da Guerra, Estratégia, Defesa, Geopolítica, História Geral e do Brasil.
Áreas de interesse:
- História Militar
- Estratégia
- Teoria da Guerra
- Geopolítica
- Operações Militares
- Estudos de Inteligência
- Defesa Nacional
Kaizô Iwakami Beltrão
Kaizô Iwakami Beltrão é professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Militares (PPGCM) do Instituto Meira Mattos (IMM), no âmbito da Escola de Alto Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME). Graduado em Engenharia Mecânica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (1974), mestrado em Matemática Aplicada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (1977) e doutorado em Estatística pelo Departamento de Estatística da Princeton University (1981). Atualmente é Pesquisador/Professor da EBAPE/FGV-RJ e responsável técnico pelos relatórios técnicos do ENADE junto ao INEP através da Fundação Cesgranrio. Tem experiência na área de População e Políticas Públicas, com ênfase em Previdência Social e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: bases de dados para políticas públicas, avaliações educacionais, diferenciais por sexo/raça, condições de saúde, demografia (modelagem estatística) e mortalidade.
Áreas de interesse:
- Bases de dados para políticas públicas
- Avaliações educacionais, diferenciais por sexo/raça
- Condições de saúde
- Demografia (modelagem estatística)
- Mortalidade
Gustavo da Frota Simões
Gustavo da Frota Simões é professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Militares (PPGCM) do Instituto Meira Mattos (IMM), no âmbito da Escola de Alto Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME). Graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2004), Mestre em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (2010) e Doutor em Ciências Sociais pela Universidade de Brasília (2017). Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Militares da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME) e Pesquisador do Observatório Militar da Praia Vermelha nas áreas de Movimentos Populacionais.
Áreas de interesse:
- Migrações Internacionais
- Refugiados no Brasil e no Mundo
- Direito Internacional Público
- Direito Internacional Humanitário